Em seu pronunciamento na seção da ultima terça-feira na Câmara de Alvorada, o vereador Schumacher fez um apelo ao executivo municipal para que os Agentes Municipais de Saúde sejam incorporados ao quadro de funcionários do município.
De acordo com o parlamentar os 121 agentes de saúde, hoje terceirizados, contratados pela APAE, vem enfrentando um conjunto de problemas, frutos deste processo de contratação irregular. O vereador informa que desde a publicação da emenda constitucional 51 e lei 11.350 de 2006, os agentes de saúde deveriam ter migrado para a contratação direta pela Prefeitura Municipal.
Schumacher enumerou várias irregularidades e desvios de funções, pelo qual passam os agentes de saúde de Alvorada, tais como: coleta de larvas do mosquito da dengue, que deveria ser realizado por agentes da dengue, e hoje está sendo imposto de maneira autoritária aos agentes de saúde, atraso permanente no pagamento de salários, em média de 10 dias de atraso, além de depósitos atrasados dos vales transportes, e a falta de pagamento do vale alimentação. O vereador denunciou ainda a falta de equipamentos adequados para o exercício da função, como coletes e protetor solar.
O parlamentar também cobrou o repasse integral do abono salarial concedido pelo Governo do Estado no final do mês de março, pois dos 606 reais repassados pelo mesmo, apenas 360 reais chegaram ao bolso dos agentes, que sofreram um desconto irregular de 41% do seu abono para cobrir despesas trabalhistas patronais, que deveriam ser pagas pela prefeitura.
“Quero manifestar meu apoio incondicional aos agentes de saúde de Alvorada, pois temos que cuidar bem de quem cuida de nossa gente. Nossos agentes não aguentam mais esse jogo de empurra entre a APAE e a Prefeitura, chegou a hora de valorizarmos esta importante categoria, que enfrenta o sol e chuva para levar mais dignidade para quem mais precisa” afirmou Schumacher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário