O vereador Schumacher protocolou nesta terça-feira (22) o requerimento para a instalação da Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
De acordo com o vereador, segundo revela a pesquisa da Fundação Perseu Abramo, a cada 15 segundos uma mulher é agredida no Brasil e estima-se que mais de 2 milhões de mulheres são espancadas a cada ano por maridos ou namorados, atuais e antigos. A mesma pesquisa aponta que 91% dos entrevistados e entrevistadas consideram muito grave o fato de mulheres serem agredidas por companheiros e maridos.
Schumacher afirma que é necessário garantir maior visibilidade sobre o tema da violência doméstica, bem como fortalecer políticas públicas, especialmente na aplicação da Lei Maria da Penha. Sua proposição tem como objetivo ampliar o debate e promover avanços, tendo como consequência a mudança desse comportamento, além de contribuir para a estruturação da rede de atendimento às mulheres em situação de violência.
“Quero envolver toda a sociedade neste debate, e cobrar investimentos e políticas dos governos Federal, Estadual e Municipal para implantar uma rede de proteção, como delegacia da mulher e casas de passagens para mulheres vitima da violência, assim como a autonomia financeira e condições dignas de trabalho, como cursos de qualificação e centros de educação infantil, onde possam trabalhar e deixar seus filhos com segurança”, afirmou Schumacher.
Tal iniciativa foi tomada pelo Dep. Estadual Edegar Pretto na Assembleia Legislativa do Estado, que visa construir uma rede de Frentes Parlamentares com esse objetivo no Estado do Rio Grande do Sul.